NA CONTRAMÃO DA CRISE, SUPERMERCADOS MINEIROS APRESENTAM INDICADORES POSITIVOS EM 2015

Por Solution Consultoria- 30/08/2016

A Solution Consultoria desde 2013 acompanha supermercados situados no sul de Minas Gerais, o estudo foi realizado com base nos indicadores econômicos das empresas, apurados através da aplicação  de ferramentas de controle que diagnosticaram o comportamento do percentual de compras, tributos, margem de contribuição, despesas, lucratividade e outros.

Com o fechamento de cada período, realizamos uma média dos principais indicadores econômicos desses supermercados, vejam:

 

 

 

Legenda

Margem de Contribuição: Representa o percentual que sobra das vendas de mercadorias após deduzir o valor do gasto variável, sendo este composto pelo custo de aquisição mais os impostos incidentes sobre as vendas (PIS/COFINS/ICMS e outros). Tal percentual irá garantir a cobertura do custo fixo e da obtenção do lucro

Despesas c/ Pessoal.Representa o percentual de gastos em relação às vendas, com a realização somente das despesas com pessoal, sendo este indicador composto por salários, horas extras, rescisões, férias, provisão para 13º, encargos trabalhistas e outras.

Lucratividade.Representa o percentual de lucro econômico gerado pelas empresas no período em relação às vendas, esse indicador é considerado após as provisões para imposto de renda e contribuição Social.

Imposto de Renda:Representa o percentual de Imposto de Renda e Contribuição Social pago em relação ao faturamento no Regime do Lucro Real.

 

Análise 2015

A economia brasileira em 2015, definida por analistas como ano da tragédia econômica, além dos inúmeros indicadores negativos, teve a inflação oficial do país fechada em 10,67%, a maior desde 2002, inseridas nesse cenário, as empresas se viram na obrigação de ajustar drasticamente suas estruturas de custos.

Apesar da situação do país, os supermercados acompanhados pela consultoria, tiveram um resultado satisfatório, bem distante da realidade sofrida pelas indústrias e pelo setor do comércio em geral.

O faturamento bruto neste ano obteve um crescimento na casa dos 16,37% em relação ao ano anterior, 5,70% acima da inflação acumulada no ano. Lembramos que o crescimento real em 2014 ficou em 4,02%, portanto 2015 superou o ano anterior em relação ao aumento do faturamento, quando consideramos a inflação.

É possível observar também que a folha de pagamento, apesar todas as medidas em relação a crise, representa em média 9,37% do faturamento bruto das empresas, ainda mantendo a lucratividade próxima a do ano anterior, sendo 4,16%.

Contudo, o varejo alimentício ainda permanece em uma posição favorável em relação a boa parte dos outros setores da região, uma vez que o faturamento ainda cresce acima da inflação e suas estruturas de custos ainda mantém estabilizadas em relação ao faturamento, a lucratividade não chega aos percentuais atingidos em 2013, mais ainda se matem em padrões razoáveis para o setor.

 

Vejam a pesquisa dos anos anteriores: /artigos_info.php?id=45

 

Fonte: www.solutioncontabilidade.com

 

 

**Imagens da internet